Brasília, Terça-Feira, 05 de Dezembro de 2023

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Comissões CCJ aprova exame obrigatório para detectar formação de ossos nos músculos de bebês

CCJ aprova exame obrigatório para detectar formação de ossos nos músculos de bebês

E-mail Imprimir PDF

CCJ aprova exame obrigatório para detectar formação de ossos nos músculos de bebês.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5090/20, que prevê a obrigatoriedade do exame clínico destinado a identificar a fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) durante a triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde.

A FOP é uma doença rara, de causa genética, que se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

Autor do projeto, o ex-deputado Marcelo Aro (MG) explica que a doença pode ser identificada no nascimento a partir da observação de uma malformação dos dedos grandes dos pés, o que afeta 98% das crianças com a síndrome.

A relatora, deputada Caroline de Toni (PL-SC), reforçou que o exame é bastante simples, e o diagnóstico é rápido, sem demandar equipamentos extras além do que os centros médicos já possuem.

“O diagnóstico é visual, e o projeto não cria despesa para os cofres públicos, tampouco onera os serviços privados”, diz a relatora.

Tramitação
O texto, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, devido à redistribuição da proposta pela Mesa Diretora.

Fonte: Agência Câmara de Notícias