Brasília, Domingo, 03 de Março de 2024

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Página Inicial Amenidades Lei institui Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina

Lei institui Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina

E-mail Imprimir PDF

Lei institui Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina.

A fissura labiopalatina é uma malformação congênita caracterizada pela abertura no céu da boca ou uma fissura no lábio superior

Entrou em vigor nesta terça-feira (12) a Lei 14.404/22, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, a ser comemorado anualmente no dia 24 de junho.

A norma foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. O projeto que deu origem à lei (PL 9282/17) é de autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC). Ele explica que a instituição da data visa estimular a divulgação de informações sobre a fissura labiopalatina, contribuindo para a redução do preconceito.

A fissura labiopalatina é uma malformação congênita caracterizada pela abertura no céu da boca ou uma fissura no lábio superior, que pode ocorrer em vários graus, chegando algumas vezes até a afetar o nariz. No Brasil estima-se que ela afeta uma criança em cada 650 nascimentos.

“O paciente com fissura labiopalatina precisa ter o reconhecimento devido pelo poder público, permitindo que tenha acesso ao tratamento e reabilitação, valorizando sua dignidade”, disse Uczai.

Fonte: Agência Câmara de Notícias