Brasília, Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024

Poder e Saúde

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Plenário Câmara aprova projeto que institui Dia da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

Câmara aprova projeto que institui Dia da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher

E-mail Imprimir PDF

Câmara aprova projeto que institui Dia da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher.

A data será celebrada todo dia 14 de maio com palestras e outras ações de conscientização sobre os fatores de risco cardiovascular em mulheres

O Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (17) o Projeto de Lei 1136/19, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que institui o Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, a ser celebrado no dia 14 de maio. A proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Rose Modesto (PSDB-MS). O texto será enviado ao Senado.

O projeto prevê que nessa data serão realizados eventos como palestras, treinamentos e outras ações de conscientização sobre os fatores de risco cardiovascular em mulheres.

As iniciativas serão organizadas pelo poder público em parceria com entidades médicas, universidades, escolas, organizações não governamentais e outras entidades da sociedade civil.

“Em 2019, as doenças do aparelho circulatório foram responsáveis por mais de 170 mil óbitos de mulheres no Brasil, representando a primeira causa de morte na população feminina e superando, até mesmo, o número de óbitos por neoplasias”, disse Modesto. A deputada recomendou a aprovação do substitutivo ao original elaborado pela Comissão de Seguridade Social e Família.

A autora da proposta afirmou que o combate às doenças cardiovasculares depende de programas de prevenção e maior acesso ao diagnóstico. “Na maioria das vezes, as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por ações de saúde pública que envolvem o controle de fatores de risco, assim como pelo manejo clínico otimizado dos pacientes”, disse Carvalho.

Fonte: Agência Câmara de Notícias